Indivíduo - Phaseolus vulgaris crescido com solução nutritiva completa
Célula - Cloroplastos em um par de células-guarda de Rhoeo discolor
Molécula - Xantofilas, clorofilas e carotenóides de Spinacia oleracea separados por cromatografia
Tecido - Epiderme de Rhoeo discolor com cor original alterada para azul por meio de uma base fraca

Nosso canal no Youtube

Fisiologia Vegetal no Youtube (nossos filmes)

Apresentação

O PortalOrganizadoresPolítica de publicaçãoGlossário do PortalMapa e Funcionamento

Fundamentos de Fisiologia Vegetal

- Conhecimento em Fisiologia Vegetal (5)- Bioquímica (1)

Relações Hídricas

- Potencial hídrico (4)- Difusão, osmose, e embebição (5)- Transporte de curta distância (5)- Transporte de longa distância (4)- Artigos Científicos (3)- Questionários respondidos (2)

Fotossíntese

- Fotoquímica (5)- Bioquímica (4)- Trocas Gasosas (6)- Artigos Científicos (3)- Questionários respondidos (2)

Nutrição Mineral

- Nutrientes minerais (4)- Transporte através de biomembrana (3)- Solo e Raiz (8)- Artigos Científicos (1)- Questionários respondidos (3)

Fenologia & Arquitetura

- Teoria (1)- Artigos Científicos (6)

Nosso canal no youtube

Fisiologia Vegetal no Youtube (nossos filmes)

Online

Temos 4 visitantes online.

SEJA BEM VINDO

Esse portal abriga artigos gratuitos in vivo, in vitro, in situ, e in silico com compromisso de divulgar textos teóricos e práticos de vários autores. Apresentamos a Fisiologia Vegetal e a Ecofisiologia Vegetal para atender a demanda das áreas de agronomia, biologia, biotecnologia, ecologia e gestão ambiental. Os textos de aulas práticas apresentam também conteúdo teórico e podem ser aplicados desde o ensino médio até a pós graduação dependendo da profundidade que são discutidos pelo professor.

 

As aulas teóricas são mais que complementação das práticas, pois abordam temas que não necessariamente aparecem nos experimentos propostos. Filmes, animações e questionários estão disponíveis para motivar a leitura científica como relacionamento direto com a natureza por meio da Fisiologia e da Ecofisiologia Vegetal. 

 

É possível realizar os experimentos apresentados com pouco instrumental e pouco recurso. Com uma proposta inédita como material de apoio, seu público alvo são professores e alunos do ensino médio e superior. Além dos experimentos para os quais se aproveitam objetos presentes em nosso dia a dia há também sugestões de práticas sofisticadas para o caso de instituições que contam com laboratórios mais equipados.

 

Os autores convidados e co-autores acrescentaram não somente conteúdo, mas também formataram o site por meio de textos relacionados aos experimentos práticos. Estamos gratos por essa importante colaboração de colegas de várias instituições.

 

Recebemos significante colaboração dos alunos das disciplinas de graduação do curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Esses alunos auxiliaram pacientemente a montagem e a execução de vários experimentos propostos pelos autores desse Portal. Temos especial deferência aos estagiários e pós-graduandos que conviveram conosco em sala de aula e no laboratório de Fisiologia Vegetal do Departamento de Botânica da UFSCar.


Aprecie sem moderação!